Eupsittula sp.

Eupsittula é um gênero de aves Psittaciformes da família Psittacidae com três espécies com ocorrência no território nacional. Como outros psitacídeos alimentam-se de frutos e castanhas, vivem em bandos e possuem bela plumagem verde. Geralmente são muito caçados e visados pelo comércio ilegal de aves.

Eupsittula cactorum - periquito-da-caatinga


  Registros de periquito-da-caatinga no WikiAves

O periquito-da-caatinga tem a cabeça e corpo verde-acastanhada, dorso verde-oliva, asas verdes com as pontas azuis, peito alaranjado, bico marrom e barriga amarela.
Costumam voar de bando entre 6 a 8 indivíduos, sempre vocalizando um som “krik-krik-krik-krik”, e tem vários hábitos de um papagaio, como o de levantar suas penas e ficar balançando a cabeça pra cima e pra baixo quando com raiva.
Mais encontrado no cerrado e nas caatingas do Nordeste Brasileiro.

Eupsittula aurea - periquito-rei


  Registros de periquito-rei no WikiAves

O periquito-rei não é considerado como espécie ameaçada. Embora seja comum e muito abundante, já desapareceu de extensões grandes de Argentina, não obstante, em outras áreas a população delas aumentou, possivelmente devido ao cultivo. É frequente em cativeiro e amplamente comercializada.
Mede cerca de 27 centímetros e mede 84 gramas. Cabeça verde com uma faixa dianteira cor de pêssego, face azulada, ventre verde-amarelado. Com a região ao redor dos olhos laranja nos adultos e cinzenta nos juvenis.
Presente em grande variedade de hábitats, especialmente no cerrado, mata secundária, campos de cultura, buritizais e até em manguezais, até 600 m. Em alguns lugares é considerada praga nas plantações. Vive em casal, que permanecem unidos por toda a vida. Desloca-se velozmente, às vezes intercalam-se entre séries de rápidas batidas um vôo de asas fechadas. É comum vê-los em bandos.
Presente principalmente da margem sul do Rio Amazonas até o Paraná. Ao norte do Rio Amazonas ocorre apenas em algumas regiões, como Faro (no Pará) e no Amapá. Encontrado também desde as Guianas até o leste da Bolivia, extremo leste do Peru e norte da Argentina.

Eupsittula pertinax - periquito-de-bochecha-parda


  Registros de periquito-de-bochecha-parda no WikiAves

O periquito-de-bochecha-parda mede até 25cm de comprimento. Coloração geral verde em cima, em geral com matiz azulado na coroa e ventre amarelado. Se distingue porque grande parte da face e do peito são pardos com os extremos das asas azuis escuros. Muito variáveis no colorido, já foram reportados pelo menos 14 subespécies, com laranja mais ou menos extendido na face e ventre.
Vive em matas de galeria, capões isolados, campinaranas, varjões, palmais, buritizais manguezais, matas ciliares, plantações, matas secundáreas e áreas abertas de 0 até 1000 m. Voa aos pares ou em grandes bandos, frequentemente associados a bandos de araras e papagaios em barreiros nas barrancas dos rios.
Presente no norte da Amazônia brasileira em Roraima, Amapá e norte do Amazonas e também desde o oeste do Panamá continua para o leste, incluindo a Colômbia, Venezuela e Guianas. Presente em várias ilhas do Caribe.

Referências